Uma das mais avançadas legislações ambientais do mundo, mas ninguém obedece. Por que?

Seringueiros X IBAMA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri divulgou nota criticando operação do IBAMA na Resex Chico Mendes.
As Resex foram criadas com a convicção montada de que o extrativismo era suficiente para garantir bem estar aos seringueiros e extratores. Apesar de não resistir a um escrutínio mental feito com insenção todos passaram a crer nessa convicção. Agora ela começa mostrar a carranca.
Os seringueiros da Resex Chico Mendes estão sendo perseguidos e multados pelo IBAMA. Teriam eles virados vilões do Meio Ambiente?
O movimento ambiental terá condições de pensar sobre isso, ou simplesmente virará as costas como faz quando suas convicções dão sinais de estarem erradas?
Terão os ambientalistas grandeza suficiente para se auto avaliarem?

Segue a íntegra da Nota do Sindicado. Atentem para a classificação de pecuária dada pelos seringueiros.

“Comemorar a Semana Chico Mendes com repressão aos seringueiros, sem dúvida é manchar toda a luta que tivemos até aqui!

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri repudia veementemente o caráter de perseguição e criminalização dos seringueiros e moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, efetuada pelo IBAMA na operação denominada de “Reserva Legal”, quando moradores foram multados e outros ameaçados de serem retirados da Reserva, por estarem cometendo infrações ao meio ambiente.

Nosso repúdio e indignação têm por base os seguintes motivos:

1) Nestes dezoito anos de criação da Reserva não existe uma política que garanta uma renda para os seringueiros viverem com dignidade exclusivamente da produção extrativista. Portanto a utilização da atividade da pecuária é um complemento de renda que tem sido utilizado pela grande maioria dos moradores;

2) Pouco existiu um trabalho de esclarecimento e conscientização das regras de uso e manejo da RESEX que abrangesse um número significativo de famílias;

3) O Plano de Manejo e de Utilização da RESEX não é de conhecimento da grande maioria das famílias;

4) Os seringueiros não podem ser responsabilizados pela mudança do clima do planeta, este se deve a ação dos grandes pecuaristas, mineradoras e do grande capital;

5) As multas aplicadas inviabilizam seu comprimento. As famílias de seringueiros têm uma vida de duro trabalho na floresta e o pouco rendimento e benfeitorias conseguidas pelas famílias não podem ser disponibilizadas para o pagamento destas multas porque isto inviabilizaria a reprodução das próprias famílias.

Os seringueiros e trabalhadores rurais do Acre lutam com todas suas forças pela posse de suas terras que secularmente foram ocupadas por seus antepassados. A luta que custou a vida de tantos e estimados companheiros não pode ser em vão.

Se ontem lutamos contra o latifúndio, inimigo declarado, parece que a política governamental tornou-se auxiliar dos interesses do latifúndio, que sempre tentou ignorar os que vivem da terra com trabalho.

Hoje temos na política ambiental de criminalização dos pequenos produtores um novo impedimento para a garantia de atividades que permita aos seringueiros uma vida digna.

Parar imediatamente a repressão aos seringueiros!

Cancelar todas as multas que inviabilizam nossa vida na floresta!

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri

Xapuri, 17/12/2008″

Leave a comment