Uma das mais avançadas legislações ambientais do mundo, mas ninguém obedece. Por que?

Embrapa tenta fechar posição institucional sobre o Código Florestal Brasileiro vigente

O grupo de trabalho instituído pela Diretoria-Executiva da Embrapa para discutir o teor e a aplicação do Código Florestal Brasileiro (CFB) se reúne nesta quinta-feira (28), na Embrapa Florestas (Colombo/PR).

Segundo o presidente do grupo, pesquisador Gustavo Ribas Curcio, da Embrapa Florestas (Colombo/PR), a idéia é auxiliar a sociedade a encontrar uma forma de melhorar o conteúdo do Código Florestal vigente. “Além disso, vamos procurar sintetizar a contribuição da Embrapa para a produção agropecuária sustentável e a proteção ambiental nas propriedades rurais nos diferentes biomas nacionais”, explicou.

O trabalho, que teve início em março deste ano, recebeu recente estímulo do Conselho de Administração da Embrapa (Consad) que reforçou a importância do grupo em subsidiar uma posição técnica e institucional sobre o CFB. A Embrapa tem sido constantemente demandada a cooperar com as discussões da sociedade sobre o assunto.

A previsão é de que o grupo termine os trabalhos em julho com a entrega de um relatório conclusivo à Diretoria. Além de Gustavo Curcio, fazem parte da equipe os pesquisadores José Felipe Ribeiro (Embrapa Sede), Evaristo de Miranda, (Embrapa Monitoramento por Satélite), Heitor Coutinho (Embrapa Solos), Ladislau Skorupa (Embrapa Meio Ambiente) e João dos Santos Vila da Silva (Embrapa Informática Agropecuária). A força tarefa contará também com a contribuição técnica de várias unidades da Embrapa, representando a realidade dos diferentes biomas brasileiros.

De acordo com Gustavo, a contribuição da empresa é importante, uma vez que o tema tem se mostrado relevante no cenário nacional. “O relatório desse grupo é, em última análise, uma forma de a empresa demonstrar a preocupação e o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do país.”

Data: 27-05-2009
Fonte: Embrapa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s